Projecto Dehesa
Ecossistema
La Dehesa, um ambiente natural tratado pela mão do homem, que é considerado um dos ecossistemas agrícolas mais ecológicos da Terra.
Sem limites definidos, grandes extensões de capim, árvores e gado, os dois primeiros próprios e permanentes; externo é gado e necessário para a sustentabilidade e conservação do meio ambiente.
Espaço com grande biodiversidade, com azinheiras produtoras de bolota, alimento essencial para o desenvolvimento em óptimas condições do puro porco ibérico.
O ambicioso projeto de Manuel Maldonado
Manuel Maldonado consegue realizar um ambicioso projeto em sua fazenda no pasto da Estremadura, povoando-a com a fauna típica do ecossistema. Ao porco ibérico, animal que ocupa mais espaço nas pastagens, e aos animais selvagens como os javalis que habitam estas terras, juntam-se os bovinos e os rebanhos de ovelhas.
Equilíbrio Ambiental
Gado e Natureza
La Dehesa é um pasto com grupos de árvores esparsas: estende-se por grandes extensões formando um equilíbrio perfeito que combina a exploração humana e a conservação dos seus recursos naturais.
Para que a pastagem se mantenha em bom estado, além do porco ibérico, necessita de ruminantes que comam as pastagens secas. Tanto os bovinos como os ovinos alimentam-se dos produtos da pastagem, o seu habitat natural.
Os ovinos e bovinos são espécies que contribuem para esta conservação através do pastoreio, sendo determinantes para a regeneração das árvores. Uma boa densidade de gado e a promoção da criação de ovinos permitem um rápido desenvolvimento de rebentos de carvalho e sobreiro.
Gado Pronghorn
Em Maldonado apostamos no gado de corte da raça subvariedade milflores. Esta raça autóctone recuperada tem uma grande capacidade de infiltração de gordura, semelhante à Ibérica, característica que dá alimento a pasto, com épocas de grande abundância de alimento em que os animais engordam, e outras épocas de óptimo aproveitamento.
O objetivo da exploração pecuária é a produção de bois: sua carne é extremamente suculenta, de sabor elegante e intenso. A gordura é muito sutil e tem um buquê extraordinário.