Logo Manuel Maldonado isologo cobre transparente



Oficinas

Rua Concha Espina,  S/N

Alburquerque – Badajoz

Extremadura – Spain

(+34) 924 40 11 90

Logotipo Ibéricos Maldonado

Uma fazenda só sua

O futuro de Manuel Maldonado ligado ao pasto materializa-se com a compra da sua própria quinta em 2014. Os porcos ibéricos, criteriosamente selecionados, são de raça pura* e linhagens selecionadas. Os porcos ibéricos são criados extensivamente, são alimentados ao ar livre com frutos do pasto como bolotas, ervas, raízes e tubérculos e, nos meses menos férteis, com uma mistura exclusiva de cereais locais.

*A pureza racial dos porcos Maldonado é confirmada pela análise de DNA individual realizada por pesquisadores de Genética Molecular da Universidade de Córdoba – Espanha

a obsessão

Ibéricos Maldonado nasce de uma saudável obsessão: a de Manuel Maldonado em interpretar o pasto estremenho.
Criado entre carnes e enchidos, o fundador da Ibéricos Maldonado nasceu em Alburquerque (Badajoz), o berço ibérico por excelência, e cidade onde se situa a empresa que leva o nome da família.
Em 1992, o jovem Manuel fundou junto com seu pai, o açougueiro Sabas Maldonado, a firma de presuntos e produtos ibéricos, uma empresa artesanal com a qual mostrar ao mundo a autenticidade dos produtos da região.

O germe

O açougue da família era uma boa escola para o filho de Sabas. Nas décadas de 1960 e 1970, os açougues nas áreas rurais não negociavam com distribuidores. Os próprios açougueiros faziam o trabalho de batedores para identificar os porcos que depois queriam comercializar. A acompanhar o pai estava Manuel Maldonado a adquirir conhecimentos, e no talho começou a forjar a sua lenda de curador ibérico, quer fazendo enchidos, quer curando presunto ibérico.

intérprete da dehesa

O porco ibérico é habitante do pasto desde tempos imemoriais. O próprio ecossistema do prado moldou a sua morfologia: o porco e o ambiente partilham a origem. O primoroso cuidado com que Manuel Maldonado preserva a paisagem e zela pela criação dos porcos de vida livre é o resultado de uma pesquisa empírica sustentada ao longo do tempo.

A observação dos animais, a sua evolução e o seu ambiente fazem de Manuel Maldonado um intérprete do pasto. Uma honra clara e uma responsabilidade firme.

Maldonado dá à flora e à fauna tudo o que precisam, e os animais e prados mais do que retribuem o cuidado recebido.

Os porcos são criados em grandes espaços de 6-10 hectares por espécime, um luxo da natureza que os intérpretes do pasto guardam para as gerações seguintes.